Pular para o conteúdo principal

Confira o que há de novo

Frutas cristalizadas - Casca de tangerina

Buttermilk Caseiro

Buttermilk pode ser bem difícil de ser encontrado. Ainda, se encontrado, pode ser bem carinho. Então, vamos aprender a fazer ele, de forma fácil, rápida e mais econômica.


Buttermilk


Sobre ele:

    Não há muitos segredos sobre o Buttermilk. Aqui no Brasil ele é chamado de Leitelho. É um dos principais ingredientes para as receitas estadunidenses, como o cupcake e as famosas panquecas fofinhas Norte-americana. Ele ainda pode ser usado em várias receita que precisem ir ao forno para ganhar tamanho, como o caso de pães e bolos - ganham maciez e fofura quando unimos o Buttermilk ao calor do forno. E, ainda pode ser usado como uma bebida.

    O Leitelho tem um teor de gordura bem abaixo do leite, por isso, podemos dizer que ele é bem mais saudável - já que toda a sua gordura foi extraída pela manteiga. Ainda, possui inúmeras vitaminas, como Potássio, Vitamina B12, Cálcio, Riboflavina e Fósforo. Além disso, o leite por si só, já carrega uma certa quantidade de Cisteína e Metionina, que dão origem a Glutationa, que posteriormente contribuem para a produção de antioxidantes no nosso organismo.  

      O sabor do Buttermilk é levemente ácido. Isso pode ser bom para as pessoas com um certo grau de refluxo, sendo possível fazer pães para essas pessoas (a acidez ajuda a enfraquecer o glúten da farinha). Contudo, consulte seu médico, para que possa ter plena certeza se pode de fato fazer o uso ou não. 

      É um queridinho da confeitaria em várias partes do mundo. Nos Estados Unidos ele é encontrado com facilidade nas prateleiras dos mercados. Contudo, por uma triste infelicidade, ele ainda não é comercializado em território brasileiro. Daí em meio a esse choque, você me pergunta: Mas se ele não é comercializado no Brasil, como eu vou tê-lo? Bom, é bem simples. Lembra do Post sobre manteiga? Pois bem, o Leitelho nada mais é que o líquido restante do processo da manteiga. 

        Mas então, vamos lá. O Buttermilk ou Leitelho, como quiser chamá-lo, é a parte líquida da manteiga, digamos assim. Mas você não precisa fazer manteiga todas as vezes que precisar de um Leitelho na sua receita. Sabemos que a grande capacidade do brasileiro é a criatividade em tudo, então, existe um Buttermilk Fake, para o momento de pressa. 
    

Ingredientes

Para o original:

    O primeiro ingrediente é aquela coisa, super difícil. Vamos precisar de:
  • Creme de leite fresco, bem gelado.
        Eu já ensinei a fazê-lo em um dos Posts aqui do Blog. 

Para o fake:

  • 100 mililitros de leite;
  • Suco de limão-taiti.

Como fazer

Buttermilk original

  1. Leve o creme de leite fresco bem gelado a um processador e bata por mais ou menos 8 minutos, até que a gordura tenha se separado do líquido (leitelho); 
  2. Esse processo você pode ver no Post sobre manteiga;
  3. Coloque a manteiga em um pano e esprema - faça todo o processo descrito no Post sobre manteiga; 
  4. O Buttermilk você pode armazenar, por um período de menos de 1 semana. É aconselhável que você só o faça quando for realmente precisar, pois assim evita desperdícios e tempo jogado no lixo; 
  5. Por incrível que pareça, é somente isso.
Manteiga e Buttermilk
A Manteiga e o Buttermilk logo após ser batido

Buttermilk já pronto
Ele é bem parecido com o leite normal


Buttermilk fake

  • Vamos seguir uma espécie de regrinha para fazer o Buttermilk fake; 
  • A cada 100 mililitros de leite, você vai usar o suco de meio limão grande ou o suco de um limão pequeno.
  1. Em um recipiente ou até mesmo copo, coloque 100 mililitros de leite e esprema o suco do limão; 
  2. Mexa bem e deixe repousando por 10 minutos; 
  3. Não precisa ferver; 
  4. Logo que se passarem os 10 minutos, você verá que a consistência mudou, então já poderá usá-lo;
  5. Mas atenção: esse você precisa usar assim que ficar pronto. Ele não é par ser armazenado. 
Agora que você sabe como fazer Buttermik, use e abuse nas suas receitas. Qualquer dúvida é só comentar aqui, que eu tentarei saná-la. 

Comentários

Os Posts mais lidos

Creme de Leite Caseiro

Pudim Clássico

Quiche

Cream Cheese Caseiro

Seguidores